INFORMAÇÃO

PARA VISUALIZAR AS IMAGENS EM GRANDE CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Um exemplo: Dimmer light – Criar o layout

Utilize os comandos “File”>> “Switch to board” ou clique no ícone


Responda afirmativamente à pergunta se quer criar uma nova PCI.
Observe que automaticamente será criada uma nova janela apresentando os componentes utilizados no esquema eléctrico, com interligações cruzadas, posicionados ao lado de uma área rectangular (PCI). A partir deste rascunho inicial iremos posicionar adequadamente estes componentes na placa para gerarmos o layout final da PCI.


Grave o ficheiro desta placa (“File”>> “Save”).
Antes de se iniciar a criação da PCI, observe que algumas novas funções (sublinhadas a vermelho) foram acrescentadas na barra de ferramentas.
Copy
REPLACE: Permite trocar o encapsulamento a um componente, por outro da mesma livraria
SPLIT: Permite quebrar uma pista.
OPTIMIZE: Unir segmentos de fio.
ROUTE: Permite criar manualmente uma pista a partir de uma ligação já estabelecida
RIPUP: Permite converter uma pista numa ligação não “routeada”.
VIA: Permite desenhar os furos quando é necessário passar uma pista de uma camada para outra.
SIGNAL: Permite gerar ligações entre ilhas de componentes (pads). Estas ligações devem ser logo “routeadas” manualmente (ROUTE) ou de forma automática (AUTO).
HOLE: Permite desenhar a marcação dos furos para a fixação da placa.
RATSNEST: Calcula a mínima distância entre os pontos de ligação eléctrica.
AUTO: Permite efectuar a traçagem das pistas automaticamente.
DRC (Design Rule Check): Faz a verificação das regras de desenho. (Ver anexo 4)ERRORS: Apresenta os erros encontrados pela análise das regras de desenho (DRC)


Semelhante ao que se fez no esquema eléctrico, também aqui é conveniente termos um rascunho da distribuição desejada, principalmente em função das dimensões mecânicas gerais da placa (tamanho da caixa, pontos de fixação, dissipação térmica, etc.).
A seguir deveremos mover os componentes para dentro da área da placa, para isso use o comando Move da barra de ferramentas
Posicione os componentes conforme a sua preferência e conveniência com o projecto. Durante a movimentação do componente pode girá-lo utilizando o botão direito do rato, de modo a encontrar uma posição mais favorável à passagem das pistas.
NOTA: Quando se inicia o desenho do circuito impresso a partir do esquema, o programa não permite a inclusão de novos componentes nem de ligações eléctricas que não figurem no esquemático, para desta forma se manter a consistência entre eles.
Clicando no seguinte ícone poderá, se necessário, aceder ao esquemático correspondente.
Uma primeira apresentação seria a seguinte (pode tentar outras possibilidades).


Observe que o triac foi posicionado com sua face metálica “para fora” da PCI, em função da possível montagem de um dissipador de calor.
Apos mover os componentes, execute o comando “Ratsnest” para organizar as pistas de referência. Verifique o layout quanto à necessidade de mais ajustes, tais como rodar ou mover algum componente para facilitar a passagem das pistas.
Verifique a existência de erros que possam comprometer a PCI utilizando os comandos Tools>> ERC” e “Errors”, ou clique nos ícones.
Se não houver nenhuma indicação de erro vamos gerar as pistas automaticamente, indo a
“Tools”>> “Auto” ou clique no ícone
Se pretender traçar as pistas manualmente, clique no ícone “Route”, que se encontra na barra de ferramentas, e clique com o rato numa extremidade de um componente e deslize o rato segundo o traçado que pretende até ao próximo terminal, onde voltamos a clicar. Repita as operações para o restante traçado.
Na janela de configuração apresentada (Autorouter setup), na opção General mude a opção disponível em “Preferred Directions” no item “16 Bottom” para N/A (não aplicável) e pressione o botão OK.
Top:
Lado de cima da placa (lado dos compo­nentes).
Bottom:
Lado de baixo da placa (lado da solda)

Conforme a disposição dos componentes adoptada, as pistas serão geradas automaticamente, resultando num layout preliminar. Este layout pode ser alterado, de modo a se organi­zarem as pistas da forma mais adequada, mudar os “ângulos” utilizados, etc. Para desfazer o roteamento sem perder o posicionamento utilize o menu Edit e o comando Ripup ou o ícone (Ripup) da barra de ferramentas (ver figura) e clique sobre os segmentos das pistas que pretende alterar.


Como resultado teremos estas pistas ainda não “roteadas”, ou seja, agora podemos utilizar o comando “Move” e deslocar o que for necessário.
Vá a “Tools”>> “Auto” e refaça as pistas novamente. O resultado destas alterações pode ser visto na imagem seguinte.

Nota: Todas as alterações feitas no esquema serão aplicadas automaticamente na placa. No caso da inclusão de novos componentes no esquema serão estes colocados fora da área da placa para serem posteriormente posicionados por nós no seu interior.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Um exemplo: Dimmer light – Ligar os componentes

Seleccione primeiro o comando “Wire” na barra de ferramentas e conforme o nosso esquema inicial comece a interligar os componentes.Com um clique do rato num dos terminais inicia-se a linha e com dois cliques no outro terminal (ou Esc) conclui-se a ligação.Observe que ao seleccionar o comando “Wire” surgem algumas opções de configuração na parte superior da janela do Eagle. Com estas opções podemos ajustar os parâmetros das linhas que iremos desenhar. Podemos alterar os “formatos” das linhas (ângulo recto, 45 graus, curvas e espessura da linha).



Continue a desenhar as linhas de interligação entre os componentes até completar o circuito. Finalize-o colocando os nós eléctricos utilizando o comando “Junction”.




Para terminar, faça a verificação do esquema utilizando o comando “Erc” e corrija os eventuais erros apontados.

Certifique-se de ter gravado o esquema com o nome Dimmer e vamos passar para a criação da PCI.

sábado, 27 de outubro de 2007

Um exemplo: Dimmer light – Inserir os componentes

Exemplo do projecto de um regulador de intensidade luminosa.
Com o esquema, começamos por dimensionar o tipo de componentes a utilizar e quais efectivamente serão montados na PCI.
A tensão de 230 V liga entre os pontos 1 e 4.
A lâmpada liga entre os pontos 2 e 3.



Eventual lista de componentes poderia ser:

1 - Resistência fixa linear de 18K
1 - Potenciómetro de 470K
2 - Condensadores de 47nF/400V
1 - Diac de 32V
1 - Triac BT137

Para sabermos previamente as dimensões dos componentes que iremos utilizar, a partir dos seus valores, recorremos por exemplo a um catálogo geral de componentes (exemplo o catálogo da Farnell) ou compramos os componentes e medimos as suas dimensões.

Nas bibliotecas do programa, nem sempre existem os componentes com as dimensões exactas, tendo por isso de se escolher os que têm valores mais aproximados. Se um dado componente que é necessário não se encontra em nenhuma biblioteca, poder-se-á criar uma nova biblioteca de componentes.
Podemos iniciar o desenho do esquema eléctrico no Eagle, para posterior geração da PCI. É de notar que o potenciómetro não será montado directamente na PCI.
No caso da alimentação da rede por exemplo, deve ser prevista a sua ligação eléctrica com a placa, colocando-se ilhas específicas onde serão soldados os fios. A mesma coisa deve ser feita com a carga (lâmpada), onde deverão ser usadas duas ilhas para a ligação através de fios.
Temos que considerar a possibilidade de montar um dissipador de calor no triac, caso a potência da carga a controlar seja grande.
Seleccione o projecto gravado anteriormente no Eagle (Dimmer) e crie um novo esquema. Execute o comando “Add”.
Localize e abra a biblioteca “rcl”. Seleccione a resistência “R-EU_0207/12” e clique em OK. Posicione a resistência no esquema clicando uma vez com o botão esquerdo do rato. Para fazer a rotação do componente de 90o antes de posicioná-lo utilize o botão direito do rato. Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação da resistência e voltar para a selecção de bibliotecas.
Utilizando os comandos “Name” e “Value” altere os nomes e valores dos componentes.
Com o comando “Smash” (clique em Smash e em seguida use Move) podemos deslocar os nomes e valores dos componentes para posições mais adequadas no desenho.

Ainda na biblioteca “rcl” selecciona o condensador C-EU150-054 x 183 e clica em OK.
Coloca os dois condensadores no esquema.

Se pretender mover um componente use o comando “Move”.
Deve utilizar o comando “Rotate” se pretender rodar um componente e o comando “Delete” se pretender apagá-lo.

Feche a biblioteca “rcl”, abra a biblioteca “triac” e seleccione o diac GT32. Coloque o componente no esquema. Na mesma biblioteca seleccione o triac TIC225S e coloque-o no esquema.


Ainda necessitamos de colocar as ilhas para a soldagem dos fios do potenciómetro, alimentação da rede e receptor. Feche a biblioteca “triac”, abra a biblioteca “wirepad” e escolha a ilha desejada conforme o seu diâmetro externo e o diâmetro do furo de solda. Neste exemplo utilizaremos a ilha de 2,54/1,0.


Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação das ilhas e feche a biblioteca “wirepad”.

domingo, 21 de outubro de 2007

Adicionar componentes à área de trabalho

Para inserir os componentes utilizamos os comandos Edit> Add o ícone

Aparece a seguinte janela


Veja a listagem de nomes, seleccione o desejado para expandir a livraria “rcl “. Dentro da biblioteca encontre o componente “R-EU_0207/12”, isto é, Resistência, símbolo EUropeu, dimensões 2mm x 7mm, distância entre as ilhas 12mm.



No lado direito encontra-se a representação do componente (símbolo), a configuração física (ilhas, serigrafia) e o seu encapsulamento.

sábado, 20 de outubro de 2007

Barra de Ferramentas e Bibliotecas


INFO: tem as propriedades dos objectos seleccionados.
SHOW: aparece os nomes e outros detalhes do objecto seleccionado na barra de status.
DISPLAY: mostra ou esconde as camadas (layers) que queremos que apareçam ou não no desenho ou impressão.
MARK: selecciona a origem das coordenadas para a apresentação da posição relativa indicada na parte superior da janela do programa.
MOVE: move um objecto seleccionado.
COPY: copia um objecto.
MIRROR: cria uma imagem invertida dos objectos e grupos relativa ao eixo dos Y.
ROTATE: roda um objecto.
GROUP: se activar esta função pode seleccionar um conjunto de objectos.
CHANGE: altera as propriedades dos objectos.
CUT e PASTE: CUT guarda na memória um componente ou grupo e o PASTE permite recuperar e colocá-lo na janela da área de trabalho
DELETE: apaga um objecto seleccionado.
ADD: se quiser pode inserir no esquema os componentes disponíveis nas bibliotecas.
NAME: modifica o nome que o programa deu aos componentes e condutores utilizados.
VALUE: define ou modifica o valor de um objecto.
SMASH: separa o nome do objecto do seu valor.
PINSWAP:troca pinos equivalentes.
GATESWAP: troca gates equivalentes.
SPLIT: curva uma linha já desenhada.
INVOKE: utiliza-se para permitir a ligação de componentes activos a outra fonte de tensão que não seja VCC ou GND.
WIRE:desenha linhas/condutores.
TEXT: acrescenta etiquetas de texto a um elemento ou desenho.
CIRCLE:desenha círculos.
ARC: desenha arcos.
RECTANGLE: desenha rectângulos.
POLYGON: desenha um polígono.
BUS: desenha barramentos de condutores paralelos.
NET: faz ligações eléctricas ao bus e define o dimensionamento das pistas.
JUNCTION: insere um nó (numa derivação) ou define os terminais dos componentes.
LABEL:coloca uma etiqueta com o nome dado a uma linha simples ou barramento.
ERC: Esta é uma ferramenta que faz uma verificação eléctrica do circuito, assim detecta erros nos esquemas eléctricos.(Electrical Rule Check)

Os esquemas devem sempre ser desenhados com a grelha a 0,1 polegadas (2,54 mm), pois as bibliotecas estão definidas para este valor. Os símbolos deverão ser colocados nesta grelha ou num múltiplo da mesma, pois em caso contrário é possível que as pistas não possam ser ligadas aos terminais.Agora iniciamos um desenho de um esquema eléctrico começando com a selecção e posicionamento dos componentes. Os componentes electrónicos disponíveis estão organizados por ordem alfabética e agrupados por similaridade ou fabricante, em arquivos independentes denominados bibliotecas

Ao seleccionar o menu Library e a opção Use verificamos que o Eagle carregou todas as bibliotecas.




Como podemos ver, em função da quantidade de bibliotecas, componentes e combinações entre os grupos, inicialmente existirá dificuldade em coseguir descubrir o componente que se quer.


Depois de localizado, devemos decidir qual o mais adequado entre todas as variações apresentadas do componente, então utilizamos as informações que aparecem na janela à direita quando seleccionamos uma biblioteca qualquer ou um componente.




Na imagem a cima vemos o componente C22/11 é um condensador com as medidas 22mm x 11mm e com uma distância entre os terminais de 22,5 mm.

ESQUEMAS DE PROJECTOS

VUMETRO (INDICADOR DE SINAL)
http://www.eed.usv.ro/misc/mirrors/cc/circuits/circ0089.htm

Audio Pre-Amplifier
http://www.eed.usv.ro/misc/mirrors/cc/circuits/circ0044.htm

Emissor FM

Material:

R1 = 27 KW 1/4 W

R2 = 27 KW 1/4 W

R3 = 1 MW 1/4 W

R4 = 1 MW 1/4 W

R5 = 47 KW Potenciómetro

R6 = 15 KW 1/4 W

R7 = 270 KW 1/4 W

R8 = 10 KW 1/4 W

R9 = 15 KW 1/4 W

R10 = 4,7 KW 1/4 W

R11 = 4,7 KW 1/4 W



C1 = 270 nF Poliester

C2 = 5 µF Electrolítico

C3 = 100 pF Cerámico

C4 = 10 nF Cerámico

C5 = 270 nF Poliester

C6 = 10 pF Cerámico

C7 = 22 pF Cerámico

C8 = 22 pF Cerámico

C9 = 18 pF Cerámico

C10 = Trimmer de 4/20 pF



IC1 = Circuito integrado 741 (DIL)

TR1 = Transistor NPN 2N4427 o Equivalente.(2N3886)

TR2 = Transistor NPN 2N4427 o Equivalente.(2N3886)

D1 = Diodo "varicap" BB105G



L1 = Bobine de sintonía: 5 espiras de fio de cobre esmaltado de 1 mmØ , separadas com diámetro 10 mm e bobine aprox. 20 mm.



VARIOS: 1 Micrófone dinámico de cristal

1 circuito impreso de 43 x 74 mm, ver figura 2

1 caixa metálica;

4 bornes para banana, 2 vermelhos, 1 verde e 1 negro;

fio de conecção.

Alimentação: De 9 a 12 V C.C.



DATOS TÉCNICOS:
ALIMENTAÇãO: DE 9 A 12 V


ALCANCE: 3 KM (EM OPTIMAS CONDIÇÕES)

CONSUMO: 300-400 mA

POTENCIA: 3W

FREQUENCIA: FM; 88-108 MHz

Amplificador 2*100 WATTS




Amplificador com tda2052
http://amplificadortda2052.blogspot.com/

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Executar o programa

Ao iniciar o software pela primeira vez irá aparecer uma caixa de diálogo a perguntar se tem uma licença.
Carregue em "Run as Freeware".


Então surgirá a janela principal do programa eagle onde estão os comandos básicos para a criação e abertura de projectos. Destaco a directoria “Projects”, onde são armazenados os projectos em elaboração ou já concluídos.



Para iniciar devemos criar um novo projecto para guardarmos os trabalhos.
Carregue em: (File> New> Project).


Acrescentamos um novo projecto no qual atribuímos o nome “Dimmer”.
Na direita aparece “Empty Project”, isto quer dizer que não tem nenhum conteúdo, que a pasta foi criada e que ainda está vazia.
De seguida cria-se um novo esquema eléctrico (New Schematic), clicando com o botão direito do rato em cima da pasta Dimmer.

Exemplo da figura seguinte:



Esta é a janela que tem os comandos e funções específicas para desenhar o esquema eléctrico.

A barra em baixo encontra-se na parte superior do programa


Da esquerda para a direita:
  • Abrir um documento.
  • Gravar um documento.
  • Imprimir um documento.
  • Exportar um ficheiro para o formato de industrialização (CAM – Computer Aided Manufacturing).
  • Passar do esquemático para a placa e vice-versa.
  • Número de folhas.
  • Utilizar a biblioteca.
  • Executar um ficheiro script (*.scr).
  • Correr um programa de linguagem de utilizador (*.ulp).
  • Ajustar o desenho à janela.
  • Ampliar o desenho.
  • Diminuir o desenho.
  • Redesenhar/limpar o desenho.
  • Ampliar uma área seleccionada do desenho.
  • Anular a última alteração.
  • Refazer a alteração anterior.
  • Cancelar comando.
  • Executar comando.
  • Ajuda do programa.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Instalação do Eagle

Instale o ficheiro “eagle-4.14.exe” que está onde o guardou quando fez o download. Clique em “Setup”.


Carregue em next>

Este software é de uso livre sendo utilizado para fins educativos tendo algumas limitações, a área da placa (board) está limitada a 100 x 80 mm, o esquema eléctrico fica limitado a uma só folha e o máximo são placas de dupla face.
De seguida clique em “Yes”.

Esta é directoria de destino da instalação do programa. pode alterar para outra localização.
Clique em “Next”.

Começa a instalação no disco do PC quando clicar em next.
Clique sobre “Next”.



Janela de finalização, caso queira visualizar os ficheiros ou iniciar o programa, seleccione os quadrados.
Clique em “Finish”.

Introdução ao Eagle

O Eagle é um dos programas de desenho de placas de circuito impresso.
Existem outros programas como o: Ultiboard, , Pcad, ACCEL, QuickRoute e outros.
É um programa de fácil utilização, depois de se conhecerem as funções principais.
Comecemos por desenhar o esquema eléctrico que desejamos (ficheiros de extensão *. sch) e, a partir do esquema desenhado, o programa faz as pistas mostrando uma das soluções possíveis. O desenho da placa de circuito impresso (PCI ou PCB) tem a extensão *.brd.
Utilizando a biblioteca de componentes que está no programa, constrói-se o esquema eléctrico que será usado como base no projecto da PCI. Por isso, é preciso colocar o componente correto, para além da sua aplicação básica também servirá de referência devida ás suas características gerais, tais como o tamanho, o encapsulamento, a potência, etc.
Depois de feito o esquema é possível gerar uma PCI, através de um rascunho fornecido pelo programa. Este rascunho convém que seja alterado para a adequação e posicionamento físico dos componentes na placa, facilitando as montagens, a passagem das pistas, as fixações mecânicas e outros requisitos.

Download do Eagle

O download do programa freeware pode ser feito em:
http://www.cadsoft.de/cgi-bin/download.pl?page=/home/cadsoft/html_public/download.htm.de&dir=eagle/program/4.1
FREE EAGLE

Projeção do PCB


Em primeiro lugar depois de ter um esquema de um trabalho temos que o desenhar no Eagle, colocam-se os componetes que estão na biblioteca, ligam-se os componentes uns aos outros e depois com uma função do eagle cria-se as pistas automaticamente, depois se der 100% imprime-se para acetato.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O que é o eagle

O eagle é um programa em que se desenha o esquema do circuito com os devidos componentes de um circuito escolhido e que depois com uma função automatica do eagle cria as pistas automaticamente numa face ou em dupla face, depois imprime-se as pistas para acetato e segue-se o devido procedimento para passar as pistas para as placas pcb.