INFORMAÇÃO

PARA VISUALIZAR AS IMAGENS EM GRANDE CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Um exemplo: Dimmer light – Criar o layout

Utilize os comandos “File”>> “Switch to board” ou clique no ícone


Responda afirmativamente à pergunta se quer criar uma nova PCI.
Observe que automaticamente será criada uma nova janela apresentando os componentes utilizados no esquema eléctrico, com interligações cruzadas, posicionados ao lado de uma área rectangular (PCI). A partir deste rascunho inicial iremos posicionar adequadamente estes componentes na placa para gerarmos o layout final da PCI.


Grave o ficheiro desta placa (“File”>> “Save”).
Antes de se iniciar a criação da PCI, observe que algumas novas funções (sublinhadas a vermelho) foram acrescentadas na barra de ferramentas.
Copy
REPLACE: Permite trocar o encapsulamento a um componente, por outro da mesma livraria
SPLIT: Permite quebrar uma pista.
OPTIMIZE: Unir segmentos de fio.
ROUTE: Permite criar manualmente uma pista a partir de uma ligação já estabelecida
RIPUP: Permite converter uma pista numa ligação não “routeada”.
VIA: Permite desenhar os furos quando é necessário passar uma pista de uma camada para outra.
SIGNAL: Permite gerar ligações entre ilhas de componentes (pads). Estas ligações devem ser logo “routeadas” manualmente (ROUTE) ou de forma automática (AUTO).
HOLE: Permite desenhar a marcação dos furos para a fixação da placa.
RATSNEST: Calcula a mínima distância entre os pontos de ligação eléctrica.
AUTO: Permite efectuar a traçagem das pistas automaticamente.
DRC (Design Rule Check): Faz a verificação das regras de desenho. (Ver anexo 4)ERRORS: Apresenta os erros encontrados pela análise das regras de desenho (DRC)


Semelhante ao que se fez no esquema eléctrico, também aqui é conveniente termos um rascunho da distribuição desejada, principalmente em função das dimensões mecânicas gerais da placa (tamanho da caixa, pontos de fixação, dissipação térmica, etc.).
A seguir deveremos mover os componentes para dentro da área da placa, para isso use o comando Move da barra de ferramentas
Posicione os componentes conforme a sua preferência e conveniência com o projecto. Durante a movimentação do componente pode girá-lo utilizando o botão direito do rato, de modo a encontrar uma posição mais favorável à passagem das pistas.
NOTA: Quando se inicia o desenho do circuito impresso a partir do esquema, o programa não permite a inclusão de novos componentes nem de ligações eléctricas que não figurem no esquemático, para desta forma se manter a consistência entre eles.
Clicando no seguinte ícone poderá, se necessário, aceder ao esquemático correspondente.
Uma primeira apresentação seria a seguinte (pode tentar outras possibilidades).


Observe que o triac foi posicionado com sua face metálica “para fora” da PCI, em função da possível montagem de um dissipador de calor.
Apos mover os componentes, execute o comando “Ratsnest” para organizar as pistas de referência. Verifique o layout quanto à necessidade de mais ajustes, tais como rodar ou mover algum componente para facilitar a passagem das pistas.
Verifique a existência de erros que possam comprometer a PCI utilizando os comandos Tools>> ERC” e “Errors”, ou clique nos ícones.
Se não houver nenhuma indicação de erro vamos gerar as pistas automaticamente, indo a
“Tools”>> “Auto” ou clique no ícone
Se pretender traçar as pistas manualmente, clique no ícone “Route”, que se encontra na barra de ferramentas, e clique com o rato numa extremidade de um componente e deslize o rato segundo o traçado que pretende até ao próximo terminal, onde voltamos a clicar. Repita as operações para o restante traçado.
Na janela de configuração apresentada (Autorouter setup), na opção General mude a opção disponível em “Preferred Directions” no item “16 Bottom” para N/A (não aplicável) e pressione o botão OK.
Top:
Lado de cima da placa (lado dos compo­nentes).
Bottom:
Lado de baixo da placa (lado da solda)

Conforme a disposição dos componentes adoptada, as pistas serão geradas automaticamente, resultando num layout preliminar. Este layout pode ser alterado, de modo a se organi­zarem as pistas da forma mais adequada, mudar os “ângulos” utilizados, etc. Para desfazer o roteamento sem perder o posicionamento utilize o menu Edit e o comando Ripup ou o ícone (Ripup) da barra de ferramentas (ver figura) e clique sobre os segmentos das pistas que pretende alterar.


Como resultado teremos estas pistas ainda não “roteadas”, ou seja, agora podemos utilizar o comando “Move” e deslocar o que for necessário.
Vá a “Tools”>> “Auto” e refaça as pistas novamente. O resultado destas alterações pode ser visto na imagem seguinte.

Nota: Todas as alterações feitas no esquema serão aplicadas automaticamente na placa. No caso da inclusão de novos componentes no esquema serão estes colocados fora da área da placa para serem posteriormente posicionados por nós no seu interior.

Sem comentários: