INFORMAÇÃO

PARA VISUALIZAR AS IMAGENS EM GRANDE CLIQUE EM CIMA DA IMAGEM

sábado, 27 de outubro de 2007

Um exemplo: Dimmer light – Inserir os componentes

Exemplo do projecto de um regulador de intensidade luminosa.
Com o esquema, começamos por dimensionar o tipo de componentes a utilizar e quais efectivamente serão montados na PCI.
A tensão de 230 V liga entre os pontos 1 e 4.
A lâmpada liga entre os pontos 2 e 3.



Eventual lista de componentes poderia ser:

1 - Resistência fixa linear de 18K
1 - Potenciómetro de 470K
2 - Condensadores de 47nF/400V
1 - Diac de 32V
1 - Triac BT137

Para sabermos previamente as dimensões dos componentes que iremos utilizar, a partir dos seus valores, recorremos por exemplo a um catálogo geral de componentes (exemplo o catálogo da Farnell) ou compramos os componentes e medimos as suas dimensões.

Nas bibliotecas do programa, nem sempre existem os componentes com as dimensões exactas, tendo por isso de se escolher os que têm valores mais aproximados. Se um dado componente que é necessário não se encontra em nenhuma biblioteca, poder-se-á criar uma nova biblioteca de componentes.
Podemos iniciar o desenho do esquema eléctrico no Eagle, para posterior geração da PCI. É de notar que o potenciómetro não será montado directamente na PCI.
No caso da alimentação da rede por exemplo, deve ser prevista a sua ligação eléctrica com a placa, colocando-se ilhas específicas onde serão soldados os fios. A mesma coisa deve ser feita com a carga (lâmpada), onde deverão ser usadas duas ilhas para a ligação através de fios.
Temos que considerar a possibilidade de montar um dissipador de calor no triac, caso a potência da carga a controlar seja grande.
Seleccione o projecto gravado anteriormente no Eagle (Dimmer) e crie um novo esquema. Execute o comando “Add”.
Localize e abra a biblioteca “rcl”. Seleccione a resistência “R-EU_0207/12” e clique em OK. Posicione a resistência no esquema clicando uma vez com o botão esquerdo do rato. Para fazer a rotação do componente de 90o antes de posicioná-lo utilize o botão direito do rato. Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação da resistência e voltar para a selecção de bibliotecas.
Utilizando os comandos “Name” e “Value” altere os nomes e valores dos componentes.
Com o comando “Smash” (clique em Smash e em seguida use Move) podemos deslocar os nomes e valores dos componentes para posições mais adequadas no desenho.

Ainda na biblioteca “rcl” selecciona o condensador C-EU150-054 x 183 e clica em OK.
Coloca os dois condensadores no esquema.

Se pretender mover um componente use o comando “Move”.
Deve utilizar o comando “Rotate” se pretender rodar um componente e o comando “Delete” se pretender apagá-lo.

Feche a biblioteca “rcl”, abra a biblioteca “triac” e seleccione o diac GT32. Coloque o componente no esquema. Na mesma biblioteca seleccione o triac TIC225S e coloque-o no esquema.


Ainda necessitamos de colocar as ilhas para a soldagem dos fios do potenciómetro, alimentação da rede e receptor. Feche a biblioteca “triac”, abra a biblioteca “wirepad” e escolha a ilha desejada conforme o seu diâmetro externo e o diâmetro do furo de solda. Neste exemplo utilizaremos a ilha de 2,54/1,0.


Pressione a tecla ESC para finalizar a colocação das ilhas e feche a biblioteca “wirepad”.

Sem comentários: